10 curiosidades sobre a sicília

Não é por acaso que um dos meus destinos preferidos é Sicília. Poderia falar horas sobre essa ilha maravilhosa localizada no sul da Itália. Mas hoje vamos falar sobre 10 curiosidades deste lugar, que é considerado o berço de civilização. Sendo influenciada pela África, Antiga Grécia e também Antiga Roma pela sua localização estratégica, a Sicília e rica na arquitetura, costumes, e tradições e você consegue sentir essa diferença em cada cidade dessa pequena ilha. 

Palermo, Taormina, Siracusa, Noto, Agrigento são apenas algumas das cidades mais visitadas e características da Sicília. Porem há muito mais que isso. Cada cidade pequena, seja no litoral ou na montanha, tem sua história e peculiaridade. Cada esquina é linda, cada ângulo que você vê é rico. 

Dito tudo isso, ainda não entrei na questão de comida, que é uma beleza a parte. Tantos sabores diferentes de verduras frescas, frutas coloridas, massas e carnes incríveis, e claro, não vamos deixar os doces para fora. Cannoli, ah, e O gelato! Impossível não fazer uma parada obrigatória diária enquanto na Sicília. 

Agora venha comigo conhecer 10 curiosidades sobre essa joia no mar mediterrâneo.

1. A Sicília é maior ilha do Mediterrâneo.

Com uma área de 25.711 km², a Sicília é a maior ilha do Mar Mediterrâneo. Por isso, não imagine que você conseguirá conhecer em 2 ou 3 dias. Para conhecer bem a ilha, você precisará de 30 dias. 

Só para explicar, de leste a oeste, o caminho pode levar entre 3h30 e 4h, enquanto são necessárias cerca de 2 horas e meia para viajar do litoral norte para a parte sul da ilha.

2. Tem o maior vulcão da Europa.

Aqui fica um dos vulcões mais famosos do mundo, o Etna. É o maior vulcão da Europa e um dos mais ativos do mundo. Vale a pena fazer um passeio para conhecer e ver de perto essa curiosidade mundial, que é um vulcão ativo. 

Mas Etna não é o único vulcão na Sicília. Tem outros 9 vulcões, sendo apenas Stromboli o vulcão ativo.  

The volcano was dormant for hundreds of years and exhibited a single crater at its summit, with minor fumaroles activity, covered by dense vegetation. In 1968 it erupted unexpectedly, destroying the small town of Tabacón. Due to the eruption three more craters were created on the western flanks but only one of them still exists today.  Since 2010, Arenal has been dormant.

3. A Sicília foi independente por quase 750 anos. 

A Sicília nem sempre fez parte da Itália. No passado era uma nação independente.

De fato, a ilha obteve sua independência em 1071, quando o aventureiro normando Robert Guiscard conquistou a Sicília dos muçulmanos e fundou o condado da Sicília. Posteriormente, em 1130, Rogério II da Sicília fundou o Reino da Sicília, um reino independente que governou a Sicília até 1816.

4. A distância da Sicília do continente é apenas 3 km. 

A Sicília é separada da Itália continental pelo Estreito de Messina. No ponto mais estreito, a largura é de apenas 3km. Houve muita discussão sobre a conexão dos dois lugares com uma ponte, embora nunca tenha sido concretizada. Hoje em dia, para chegar a Sicília de carro ou de trem, é preciso fazer a travessia de ferry.

5. A Sicília é cercada por 3 mares diferentes.

A Sicília é uma ilha com uma forma triangular. Cada lado deste “triângulo” é banhado por um mar diferente. São eles: Mar Tirreno (norte), Mar Mediterrâneo (oeste e sul) e Mar Jônico (leste). Em suma, são cerca de 1000km de litoral, cada lado com características bem diferentes.

siciclia_mares

6. Dialeto siciliano.

Embora o idioma oficial da Sicília seja o italiano, o siciliano ainda é amplamente falado. Na verdade, há algumas pessoas, principalmente idosos, que têm muita dificuldade em falar italiano, conseguindo expressar-se melhor em siciliano! Eu tenho bastante dificuldade em aprender italiano, pois, na verdade preciso aprender italiano e siciliano ao mesmo tempo, e isso dificulta um pouco o aprendizado.  

7. 1.ª igreja crista é em Siracusa.

De fato, dentro da Catedral de Siracusa está escrito: “Ecclesia Syracusana, Prima Divi Petri Filia, Et Prima Post Antiochenam Christo Dicata” (Igreja de Siracusa e filha de São Pedro, a primeira dedicada a Cristo depois da de Antioquia).

Isso é historicamente verdadeiro, pois a comunidade cristã de Siracusa foi a primeira a ser fundada na Europa, enquanto aquela de Antioquia se encontra na Turquia e, portanto, na Ásia Menor. 

Cityscape of Modica and the Church of Saint Peter, Sicily, Italy

8. Sicilianos no mundo.

Entre as curiosidades sobre a Sicília, está a emigração em massa dos sicilianos entre 1876 e 1915, quando cerca de 1.400.000 de sicilianos deixaram a ilha em busca de uma vida melhor, muitos deles indo para os Estados Unidos, Argentina e Brasil.

Na era pós 2ª Guerra Mundial, estima-se que outros 500.000 sicilianos deixaram a ilha.

Entre as principais razoes da emigração é busca de uma vida melhor (muitas vezes depois de desastres naturais), mas havia até quem estivesse fugindo do recrutamento militar. De qualquer forma, não há dúvida de que as décadas de emigração deixaram uma marca na ilha.

Ainda hoje, muitos sicilianos vão em busca de novas oportunidades no norte da Itália e em outros países da Europa, uma vez que a ilha tem uma das maiores taxas de desemprego da Itália. 

9. Futtitinni, uma filosofia da vida.

Acredito que podemos concordar, meus queridos leitores, que se há uma filosofia que certamente nos ajuda a ter uma vida mais serena, é aquela de não dar muita importância a determinadas coisas, de não se estressar muito por algo que não nos levarão a lugar nenhum.

Pois bem, os sicilianos souberam encontrar uma só palavra para resolver os grandes e pequenos problemas do dia a dia: futtitinni!

Pensem bem, para expressar este conceito de não dar muita importância a algo, em português precisamos de uma frase inteira: não ligue para isso, deixa para lá, e por aí vai. Mas em siciliano você pode simplesmente dizer futtitinni, que não é vulgar nem arrogante. É uma palavra que vem sempre acompanhada de um sorriso! 

girl on the beach at dawn in yoga assana, silhouette

10. “Heaven in the mouth”(em português Paraiso na boca): Cannoli.

Um dos doces italianos mais conhecidos no mundo, esses tubos deliciosos e crocantes são sinônimos da Sicília. Embora eles sejam vendidos para turistas em toda a Itália hoje em dia, os originais, e sem dúvida mais saborosos, são encontrados exclusivamente aqui na Sicília. Tem vários recheios e tamanhos. Não deixe de experimentar um cannoli di ricotta na sua viagem para Sicília. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Está gostando do conteúdo?

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber mais conteúdos como estes

0 Comentários
Mais antigos
Mais novos Mais votados
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários